Parabéns, dona de casa, hoje é o seu dia!

Publicado em: 31 de Outubro de 2019

Parabéns, dona de...

Comemorado em muitos países em torno do mundo, o Dia da Dona de Casa, ou Housewife’s Day (Estados Unidos), tornou-se uma marcante data – em especial, nos últimos anos. No Brasil, o dia passou a ser celebrado em 31 de outubro, como forma de homenagear muitas mulheres que dedicam sua vida não apenas aos afazeres domésticos, mas também à organização da casa, ao controle do orçamento familiar e à educação dos filhos.

Embora sejam inúmeras as obrigações da dona de casa, elas não recebem remuneração e, muitas vezes, sofrem preconceito por parte, até mesmo, de outras mulheres. A verdade é que, sem o importante papel da dona de casa, muitos lares entrariam em colapso. Portanto, quando uma mulher escolhe se dedicar integralmente à família e ao lar, não é porque deseja uma vida plena de regalias. Pelo contrário, o dia a dia da dona de casa não é nada fácil!

A dona de casa moderna traz uma ampla carga de conhecimentos sobre gastronomia, decoração, artesanato, finanças da família, segurança alimentar, entre outros. Atualmente, existem excelentes cursos online, próprios para capacitação da mulher. Muitos deles permitem o trabalho na própria residência, o que não impede que a dona de casa se dedique às tarefas domésticas, já que está acostumada a enfrentar múltiplas jornadas.

Garantia de benefícios previdenciários

Desde 2011, a Lei 12.470/11 passou a garantir à dona de casa o recebimento de benefícios previdenciários como segurado facultativo. Basta contribuir com a Previdência Social (5% sobre o salário mínimo) para ter direito à aposentadoria por idade ou invalidez (exceto por tempo de contribuição), além de outros direitos. Entretanto, é preciso comprovar exclusividade do trabalho doméstico na própria residência, sem renda própria.

 


Fonte: Por Andréa Oliveira - Portal São Francisco.
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade