Tribuna em Foco -...
Tribuna em Foco - Por Gili Perin e Fernando Von Noble

Coluna

Tribuna em Foco - 28 de Setembro de 2018

28 de Setembro de 2018
Publicado em: 28 de Setembro de 2018

O delegado de polícia do Interior, dr. Arismar Araújo, comemorou aniversário na última quinta-feira (27) e recebeu o carinho de familiares e amigos. Figura importante na Polícia Civil de Rondônia, dr. Arismar e sua equipe tem feito a diferença na segurança pública do estado. Parabéns!


Já no sábado, quem comemora mais um ano de vida é o engenheiro civil Helton Pires Morais. Servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal e professor universitário, Helton recebe o carinho especial dos filhos Igor, Bianca e Raul e da namorada Fabiana Araújo. Feliz aniversário!


O domingo é de festa para a médica cardiologista Fernanda Dettman, que celebra mais um ano de vida e de conquistas ao lado das filhotas Pietra e Júlia. Além do carinho especial das filhas, a dr. Fernanda, que agora atende no Anga, recebe o carinho dos amigos e de todos os seus pacientes, claro. Parabéns e tudo de bom!!!


Também no domingo, quem aniversaria é a Claudinéia Henker. Ao lado do esposo Dirceu, Claudinéia tem colhido os bons frutos da importante franquia que inauguraram recentemente em Cacoal. O Método Supera já tem feito a diferença na vida de muitos alunos e a cada dia conquista mais pessoas, oferecendo, semanalmente, uma série de atividades voltadas para a ginástica cerebral. Na foto, Claudinéia e toda a equipe Supera. Parabéns e feliz aniversário!


Já a segunda-feira,1º de outubro, começa com festa na escola Alecrim Dourado. A querida diretora, Elizabete Maria, comemora aniversário e celebra mais um ano de vida em meio aos alunos e alunas da escola. Com muita dedicação e empenho, a Escola Alecrim Dourado tem se destaco em Cacoal. Sucesso e parabéns por mais um ano de vida.


Nesta semana, uma amiga especial teve mais uma conquista em sua vida! Amiga de longa data (dos tempos de colégio), nos formamos juntas em Jornalismo na Unir de Vilhena, mas a Patrícia seguiu sua jornada acadêmica e se formou recentemente em Direito, na Unir de Cacoal. Nesta semana, a jornalista e agora advogada Patrícia Grützmann Klein recebeu a sua carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil. Parabéns minha amiga e ainda mais sucesso em sua vida!!!


Esta turminha aí da foto, liderada pelo jovem Maicon Diones, desenvolvem um trabalho sensacional em Cacoal! Eles levam alegria aqueles que estão enfrentando momentos de dificuldades, internados nos hospitais de Cacoal. O trabalho dos "palhaços de hospital" tem recebido muitos elogios e feito a diferença na vida dos pacientes, que passam pelos mais variados tipos de tratamentos de saúde!!! Parabéns turminha da alegria!!!


 

Fica a Dica!

 

-> ESPORÃO DO CALCÂNEO

A Fasciíte plantar, também conhecida como esporão do calcâneo é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar.

É a inflamação de um tecido chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que liga o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos.

 

PRINCIPAIS CAUSAS:

  • Pé chato e pisada errada, pois há uma deficiência na absorção de impactos e isso pode gerar uma distensão da fáscia. 14% da população tem pé chato;
  • Sobrepeso, pois ocorre uma sobrecarga tanto óssea quanto muscular, sendo assim um fator de risco;
  • Calçados inadequados, com solados planos e muito flexíveis que não dão o suporte necessário para o arco do pé;
  • Atividades físicas de alta intensidade, que exigem muito do calcanhar e da fáscia plantar, como corridas longas e excessivas;
  • Encurtamento e tensão no Tendão de Aquiles, já que este tem conexão direta com a fáscia plantar;
  • Ficar muito tempo em pé ou sentado.


Fonte: Giliane Perin
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de Tribuna em Foco - Por Gili Perin e Fernando Von Noble