Tribuna em Foco -...
Tribuna em Foco - Por Gili Perin e Fernando Von Noble

Coluna

Tribuna em Foco – 13 de Julho de 2018

13 de Julho de 2018
Publicado em: 12 de Julho de 2018

Neste ano, a Feira da Solidariedade do Cernic chega à sua 30ª edição e o sucesso deste evento se deve, principalmente, ao compromisso de empresas, clubes de serviços e instituições que se unem em prol do Centro de Reabilitação Neurológica de Cacoal. Nós, do Jornal Tribuna Popular, parabenizamos aos funcionários do Cernic, que se dedicam diuturnamente, e todos os parceiros que contribuem para o sucesso da Feira da Solidariedade. A 30ª Feira  contará com 25 barracas de comidas típicas e brincadeiras, apresentações culturais e uma série de atrações. Neste final de semana, dias 14 e 15, não deixe de prestigiar e contribuir com o evento mais solidário realizado em Cacoal!


Está chegando a hora!!! Neste sábado, 14, acontece o baile Rainha da Expoac 2018, que neste ano contará com a animação da Banda Savana, do Paraná. O concurso é um dos mais concorridos quando o assunto é concurso de beleza na região e não é à toa que todos os anos dezenas de garotas se inscrevem para as etapas eliminatórias do concurso, mas apenas oito chegam à final. Com Direção de Rodolfo Gonçalves, o evento já ganhou o patamar de Show Baile. Um espetáculo de iluminação que deixa as coreografias das candidatas ainda mais lindas. O baile da rainha acontece sábado, no Parque de Exposições de Cacoal. Sucesso para todas as candidatas!!!


No dia 12 de julho, o jornalista Aroldo Tavares celebrou mais um ano de vida! Colega de profissão, Aroldo tem seu nome marcado na imprensa cacoalense e de todo o estado de Rondônia. Repórter carismático, o Aroldo integra a equipe da TV Suruí, mantendo a população bem informada com reportagens para o programa Direto ao Ponto. Felicidades!!!


Por sua vez, nesta sexta feira quem celebra a vida é o engenheiro civil Ernani Fontana. Comemorando aniversário neste dia 13, o pioneiro de Cacoal recebe o carinho de familiares e amigos. Mas o carinho especial vem da companheira de longa data, a advogada Roseane Fontana. Neste ano, o casal completou 33 anos de união. Parabéns e sucesso!!!


Já a aniversariante da próxima semana é a médica Helen Isabel N. Almeida. Trilhando um belo caminho pela medicina, em Cacoal a dra. Helen atende na Unidade de Saúde Gonçalves Lêdo e Ministro Andreazza, tem feito um importante trabalho no Pronto Socorro Municipal. Helen comemora aniversário na quinta-feira, dia 19, e o maridão, o advogado Vilson Kemper Junior, já promete uma baita festa para celebrar o aniversário da amada. Já deixamos adiantado os nossos parabéns e desejamos muitos aninhos de vida e de sucesso!!!


No auditório da Facimed, no dia 5 de julho, o Rotary Club de Cacoal Marechal Rondon e Rotaract Club realizaram cerimônia festiva de transmissão das diretoriais, para o biênio 2018/2019. A presidente Maria do Carmo Ferreira Costa transferiu sua função para Sonia Maria Nunes de Oliveira, assimo como o então presidente do Rotaract Guilherme Vinícius Sales de Oliveira transferiu a função para Rafael Rodrigues Tavares. Os rotarianos aproveitaram ainda para comemorar o 19º aniversário do clube, celebrado no dia 1º de julho.


Já na sexta-feira (29), aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria do Lions Club Cacoal Centro. Diego dos Santos Oliveira, com apoio da esposa Oseane P.O. Oliveira, assumiu a presidência no lugar de José Aparecido dos Santos, que durante sua presidência contou sempre com o apoio da esposa Vilma Andrade dos Santos. Diego assume a presidência pelos próximos dois anos e já enfatiza a realização do próximo Costelão Familiar do Lions Club Cacoal Centro, que acontece no dia 12 de agosto! Sucesso nesta nova empreitada!!!

 


Fica a dica!

Nesta semana, trazemos para nossos leitores mais uma dica do médico ortopedista e traumatologista Alexandre Rezende. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e Membro também da AO/Trauma América Latina, o dr. Alexandre enviou pra gente um texto muito direto e explicativo sobre artrose de joelho. Vale a pena ler e se inteirar!!! Por isso: Fica a dica:

 

O  que é?

A artrose de joelho, ou GONARTROSE, é uma doença degenerativa progressiva da cartilagem articular. Ela pode ser secundária a um trauma (fraturas por exemplo) que cause lesão na cartilagem, desgaste por uso excessivo, sobrecarga crônica, obesidade, doenças inflamatórias das articulações (“reumatismo” por exemplo), envelhecimento natural ou a soma dos vários fatores descritos anteriormente.

 

Sintomas?

Os sintomas são dor e crepitação (sensação de joelho seco ou “com areia” dentro dele) na movimentação e peso sobre o joelho, edema(“inchaço”), perda de força nos membros inferiores, principalmente ao tentar descer ladeira ou escadas, levando a dificuldade para realizar atividades do dia a dia e aumentando a chance de quedas. Como tempo e progressão da doença a dor pode permanecer até mesmo em repouso. Em alguns pacientes o joelho pode também começar a “entortar” pra dentro (joelho em “tesoura”) ou pra fora (“joelho de caubói”).

 

Diagnóstico?

Se faz com exame físico cuidado do médico ortopedista assistente, de preferência com especialização em Cirurgia do Joelho e radiografia simples desses joelhos. Algumas vezes se necessita exames mais sofisticados, como a Ressonância Magnética.

 

Tratamento?

Inicialmente, caso a patologia não se encontre em estágio avançado ou o tratamento cirúrgico não possa ser realizado, utilizamos medicamentos e fisioterapia para o alívio da dor e reforçar a musculatura ao redor do joelho. Perda de peso, abandono do tabagismo e outras orientações do dia a dia são realizadas. Caso ocorra insucesso desse tratamento conservador temos a opção de tratamento cirúrgico. A principal cirurgia utilizada nesses casos é a Artroplastia Total de Joelho (prótese de joelho), na qual a cartilagem destruída do joelho é substituída por uma prótese. Essa cirurgia tem objetivo de restaurar o movimento natural do joelho o mais próximo do possível, sem a dor (ou diminuí-la ao máximo) e alinhar o joelho quando este está “torto”.

  

Dr. Alexandre Rezende

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho

Membro da AO/Trauma América Latina

 



Fonte: Gili Perin
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de Tribuna em Foco - Por Gili Perin e Fernando Von Noble