Tribuna em Foco -...
Tribuna em Foco - Por Gili Perin e Fernando Von Noble

Coluna

Tribuna em Foco - 11 de Maio de 2018

11 de Maio de 2018
Publicado em: 11 de Maio de 2018

Após ser a campeã na categoria Super Ligeiro, do Campeonato Brasileiro Interclubes de Judô – Taça Brasil Sub 21 realizado em Minas Gerais, a judoca Amanda Arraes, de volta à Cacoal, fez questão de agradecer àqueles que incentivam e apoiam o esporte em nosso município. Entre os empresários que receberam a visita da campeã está o Cirone Deiró, vice-prefieto de Cacoal. A Tozzo recebeu em festa a campeão que tem buscado seu espaço na Seleção Brasileira de Judô


A presidente do Centro de Reabilitação Neurológica de Cacoal – Cernic, Daniela Bianchini, reuniu o presidente da CrediSIS Leste Carlos Alberto Biazi, o consultor jurídico Vornei Bernardes e o diretor de Expansão Gilmar Odorisi, para entregar as cartelas do bingo da Feira da Solidariedade, que neste ano acontece nos dias 14 e 15 de julho. A Feira, que chega à sua 30ª edição, sempre tem contado com o apoio da Cooperativa de Crédito CrediSIS Leste. Parabéns pela Solidariedade!!!


Reconhecida mundialmente como a maior evento supermercadista da atualidade, a APAS Show reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior em um evento totalmente segmentado, com expositores de diversos países. Representando Rondônia, o jovem empresário Lucas Borghi está aproveitando a oportunidade e apresentando o Café Nova Era, de Cacoal. A Apas trata-se do local perfeito para o Lucas ampliar as perspectivas de negócios e expandir a marca de café, genuinamente cacoalense, para outros mercados brasileiros.


Helen Isabel Neves de Almeida e Vilson Kemper Junior disseram “sim” em uma belíssima cerimônia no último sábado, dia 05. Depois dos votos na igreja, o casal recepcionou os convidados em uma elegante e descontraída festa no Espaço Millenium. Filhos de Vilson Kemper-Edmeia Rodrigues Rosseto e Sebastião Reinoso de Almeida-Amélia Neves de Almeida, os dois prepararam tudo com muito carinho e atenção aos detalhes para esse momento tão especial em suas vidas. A médica e o advogado também não perderam tempo e já foram aproveitar a lua de mel em Punta Cana, na República Dominicana, um lugar maravilhoso onde o Oceano Atlântico encontra o Mar do Caribe.

Ao lado de outros amigos, dos tempos de escola do Junin (Vilson), presenciei a cerimônia de união do mais novo casal. Da turma, em que muitos estudaram juntos desde a pré-escola até o ensino médio, muitos já se casaram ou estão a um passo do casório. Uma amizade duradoura e que se expande aos companheiros, como a Helen. Seja bem vinda ao clube dos amigos da escola Concórdia! Turma que permanece unida, mesmo 10 anos depois do fim da escola.


FICA A DICA

-Dia das Mães

Com a chegada do Dia das Mães, claro que a primeira dica é uma opção bacana para desfrutar um dia tão especial. A Cabana do Peixe prepara para o domingão um super almoço, com direito a música ao vivo e sorteio de brindes para as mamães. A qualidade da comida, a beleza do espaço e as atrações prometem tornar o almoço de Dia das Mães ainda mais especial! Faça já a sua reserva pelo telefone 3441-7098 e não perca a chance de um momento de lazer e descontração em família.

 

- Saúde e Beleza

Outra dica voltada para as mamães é a super promoção que a Clínica Tatty Berno está oferecendo neste mês de maio. Com vários pacotes especiais, a Clínica busca agradar todas as mamães. Lembrando que a Tatty Berno oferece também neste final de semana, de forma gratuita, um super Aulão de Pilates O aulão está marcado para este sábado, véspera do Dia das Mães. Só lembrando que é bom ligar e reservar a vaga no aulão, que provavelmente será concorrido!!! O telefone é o 3443-4825. Já aproveite a ligação e saiba um pouco mais sobre os pacotes promocionais do mês das mães.

 

- Dica Gastronômica

Farfalle para Mamma - by vonnoble

RECEITA:

Ingredientes
400Kg de macarrão gravatinha
1 xícara(chá) ricota esfarelada
2 colheres(sopa) maionese
1 colher(sopa) queijo ralado
1 lata de milho
1/2 xicara(chá) de ervilhas frescas
1 xicara de presunto em cubos
folhas de manjericão
sal e pimenta a gosto
azeite

Modo de Preparo
Cozinhe o macarrão al dente com sal. Escorra e reserve. Em um recipiente, misture a ricota, a maionese, e o queijo ralado. Envolva o macarrão com o creme de ricota. Em uma travessa coloque o macarrão, o milho, a ervilha, o presunto, e as folhas de manjericão. Misture bem, tempere com sal, pimenta e azeite.

Chef Fernando Von Noble – Bistrô Noblyaki

 

- Dica Pet

Alimentação: um animal bem alimentado é um amigo feliz. Forneça alimentos apropriados, de acordo com a espécie e a idade do animal. Os adultos devem ser alimentados duas vezes ao dia, e os filhotes de quatro a seis vezes ao dia. Mantenha sempre a água limpa e fresca à disposição. Recolha os restos de alimentos do comedouro do animal, evitando, assim a proliferação de ratos, baratas e formigas.

(Por Pet Shopping Casal 20)

 

- OSTEOPOROSE

A osteoporose é caracterizada pela perda de massa óssea do corpo. É uma doença silenciosa. A perda dessa massa não apresenta sintomas, mas torna a pessoa predisposta a sofrer fraturas.

A principal causa da osteoporose é a perda de massa óssea que ocorre naturalmente após os 30 anos de idade. Após os 50 anos, principalmente nas mulheres, por causa da menopausa, o osso passa a ser reabsorvido em maior proporção.

Doenças com comprometimento renal, disfunção da tireoide, doença do sangue e autoimunes também podem ser uma causa secundária da osteoporose. O resultado é um desequilíbrio entre a formação e a destruição óssea, que torna os ossos frágeis e com a possibilidade de se quebrarem com maior facilidade. É mais comum nas mulheres pós-menopausa e nas pessoas idosas de ambos os sexos.

As fraturas mais frequentes ocorrem nas vértebras dorsais e lombares, na extremidade distal do rádio(punho) e no fêmur proximal(quadril). Uma mulher de 50 anos apresenta um risco de fratura osteoporótica durante a vida de 17,5% para o colo do fêmur, 15,6% para as vértebras, 16% para o rádio distal, e de aproximadamente 40% em qualquer outro local do esqueleto. As fraturas do quadril no idoso abreviam a vida de quem as sofre. Cerca de 30% dos idosos morrem em 01 ano após a fratura do quadril e cerca de 85% em cinco anos.

O diagnóstico da doença é feito através da densitometria óssea, que permite diagnosticar a fase da doença e acompanhar a sua evolução ao longo dos anos.

O tratamento da osteoporose é feito com medicamentos, mas o ideal é se prevenir para não sofrer com a doença. Praticar atividade física, fazer uma dieta rica em cálcio, não fumar, beber com moderação, evitar consumo excessivo de cafeína e tomar sol são algumas recomendações.

 Apesar de todos estes cuidados, é possível que o indivíduo apresente perda de massa óssea e por isso após os 40 anos de idade é importante realizar exames para detectar precocemente a doença e seguir o tratamento adequado.

Dr. Alexandre Rezende

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia / Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho / Membro da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sport Medicine

 

 

 

 

 

 

 



Fonte: Giliane Perin
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de Tribuna em Foco - Por Gili Perin e Fernando Von Noble