Ossos do Ofício   ...
Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende

Coluna

OSTEOPOROSE

Trata-se de uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas em suas fases iniciais
Publicado em: 22 de Agosto de 2018

É uma doença que tornam frágeis e quebradiços os nosso ossos. É patologia comum, com mais de 10 milhões casos por ano no Brasil. Não tem cura. Uma a cada quatro mulheres com mais de 50 anos desenvolve a doença. O seu tratamento tenta amenizar ou tão somente retardar sua progressão.

Portanto, o mais importante é a sua prevenção. O problema é que é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas em suas fases iniciais. O primeiro sintoma já pode se dar como uma FRATURA. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 2,4 milhões de fraturas decorrentes da osteoporose.

Duzentas mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência destas fraturas A mais temida delas nesses caso é a fratura do colo do fêmur, que diversos estudos comprovam que diminuem, e muito, a expectativa de vida do indivíduo.

Cerca de 30%!!! dos idosos acometidos por essa fratura morrem no primeiro ano após a mesma e cerca de 80%!!!!! morrem em cinco anos e os que sobrevivem apresentam uma redução importante da qualidade de vida e independência.

Seu diagnóstico sempre requer exames laboratoriais ou de imagem e devem ser solicitados por seu médico de confiança. O seu tratamento inclui medicamentos, orientações dietéticas e atividades físicas.



Fonte: Alexandre Rezende
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende