Ossos do Ofício   ...
Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende

Coluna

LESÕES DOS MENISCOS

As lesões meniscais são muito frequentes e ocorrem em indivíduos de diversas faixas etárias
Publicado em: 02 de Maio de 2018

Os meniscos são estruturas em forma de semicírculo (lua crescente), feitas a partir de um tipo de cartilagem. Estão localizadas no interior dos joelhos (sendo que temos dois em cada joelho, um do lado interno ou medial; e outro do lado externo ou lateral). Os nossos meniscos funcionam como amortecedores de impacto, lubrificantes, estabilizadores e também como distribuidores das cargas que passam dentro da articulação. Eles melhoram o encaixe entre o fêmur e a tíbia e são essenciais para manter a biomecânica normal da articulação do joelho.

As lesões meniscais são muito frequentes e ocorrem em indivíduos de diversas faixas etárias. As causas podem ser traumáticas (geralmente entorses, que ocorrem normalmente em pessoas jovens e ativas, durante a prática de atividades esportivas) ou degenerativos (“desgaste” natural da idade), sendo comuns em pacientes acima de 40 anos.

Os principais sintomas desta lesão são a dor, que normalmente se localiza nos lados do joelho (interno ou externo, dependendo do menisco lesionado), bloqueios (joelho “trava”) e derrame (“água no joelho”), representado pelo inchaço.

O diagnóstico se dá pelo exame físico ortopédico, sendo que, por muitas vezes necessitamos exames de imagem (Rx’s, Ressonâncias).

O tratamento das lesões meniscais depende do tipo, da localização e da extensão da lesão. Pode ser conservador, com medicamentos, repouso e fisioterapia, por exemplo. Ou pode ser cirúrgico, nos casos onde houve rompimento da estrutura meniscal ou quando o quadro de dor não cessa apesar do tratamento conservador. Hoje realizamos o tratamento cirúrgico com a técnica videoartroscópica do joelho onde são necessárias apenas 2-3 pequenas perfurações e a cirurgia é feita com o cirurgião utilizando uma minicâmera onde ele enxerga e trata as lesões dentro do joelho doente.

Por fim, lembrando que manter o peso perto do ideal e musculatura forte ao redor dos joelhos é uma ótima maneira de evitarmos lesões agudas e degenerativas que podem nos levar a um quadro de incapacidade futura devido a dor crônica.

 

Dr. Alexandre Rezende

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia / Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho / Membro da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sport Medicine  

 

Confira outros temas tratados pelo Dr. Alexandre Rezende, através do jornal Tribuna Popular:

 

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho

 

Artrose - Osteoartrose - Osteoartrite

Dor no Ombro

LER/DORT = Prevenção

Evite situações de risco e pedale com segurança

Dor nas costas?

Mochilas Escolares

Confira algumas dicas e informações úteis para evitar quedas entre idosos!



Fonte: Dr. Alexandre Rezende
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende