Ossos do Ofício   ...
Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende

Coluna

LER/DORT = Prevenção

Confira alguns cuidados simples que você pode tomar para auxiliar na prevenção da LER/DORT:
Publicado em: 17 de Janeiro de 2018

LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma condição patológica na qual movimentos repetitivos, em alta freqüência e em posição incorreta, podem causar lesões de sistemas variados do organismo humano,como tendões,músculos e ligamentos,sejam eles dos braços,ombros,coluna.... Quando relacionada ao trabalho são chamadas de DORT – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho.

 

Caracterizam-se pelo aparecimento de vários sintomas, principalmente dor, sensação de peso e cansaço,que podem aparecer ao mesmo tempo ou aos poucos, geralmente de maneira lenta.

 

A prevenção se dá através da identificação dos fatores de risco capazes de levar ao seu desenvolvimento e sua eliminação no ambiente de trabalho, além de realização de programas de ginástica laboral e adoção de intervalos no trabalho.

 

Alguns cuidados simples que você pode tomar para auxiliar na prevenção da LER/DORT:

  • Ao uso do computador, ajustar corretamente sua cadeira, de modo que seus cotovelos estejam na altura do plano da mesa, a região lombar totalmente apoiada e os pés apoiados no chão. Utilizar apoio para os pés é muito útil, pois leva ao relaxamento da musculatura lombar, devendo ser utilizada, revezando os pés apoiados.

 

  • Ajustar a distância do monitor aos seus olhos, de forma que a linha superior do monitor  fique no máximo na altura dos olhos

 

  • Utilize apoio para os punhos ao utilizar o mouse e o teclado.

 

  • Faça pausas freqüentes (a cada 30 min. é o ideal), levantando-se e realizando alongamentos.

 

  • Flexione os joelhos para apanhar objetos em locais baixos.

 

  • Pratique regularmente atividades físicas.

 

  • Ao início dos sintomas procurem o quanto antes o ortopedista de sua confiança.O tratamento precoce dessa patologia é fundamental para a melhora do quadro.


Fonte: Dr. Alexandre Rezende
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende