Francisco Xavier
Francisco Xavier

Coluna

Coluna do Xavier

Coluna do Xavier - Cacoal: As Promessas, a Eleição e os Uniformes...

Coluna do Xavier de 10 de janeiro de 2020
Publicado em: 10 de Janeiro de 2020

A população brasileira viverá, este ano, momentos de muita emoção e ansiedade, pelo fato de ser 2020 o primeiro ano,  depois da "onda". Claro que ainda há muitas cabeças do rebanho alimentando a ilusão de que o país virou o "Paraíso do Combate à Corrupção". Entretanto, as reses que ainda pensam assim são aquelas obrigadas por seus líderes eclesiásticos ou aquelas que precisam fingir para si mesmas. Isto nos cenários nacional e estadual. No âmbito da Capital do Café, as coisas não são muito diferentes,  e nossa burgomestra terá que fazer um esforço colossal para entregar o que vendeu ao contribuinte cacoalense: Glaucione Maria prometeu, em 2016, fazer de Cacoal a melhor cidade de Rondônia. Descontando aquilo que até os bagres jogados no rio Machado pelo vereador sabiam que era pura utopia, a realidade é muito diferente. Caso decida entrar na disputa esse ano, a prefeita precisará de pessoas com a capacidade de superar Duda Mendonça, uma vez que não se verifica aquilo que está escrito no Plano de Governo e muito menos nos vídeos do horário eleitoral daquele ano...
Certamente, as pessoas que acompanham a política cacoalense devem lembrar que,  na primeira semana de 2017, Glaucione Maria juntou fotógrafos, cinegrafistas, aspones, asseclas, neoglaucionistas, pastores, ovelhas e foram todos para a beira da BR assistir a três ou quatro servidores roçarem o mato do local. Aquela seria a primeira "grande obra" da gestão de Glaucione Maria. No uatizápi, feicibuque e no Baiano da Melancia, as pessoas falavam,  com entusiasmo, a frase "Agora vai!!". Mas, como dizem os andreazzenses, era tudo "barulho de carriola".   
A outra "grande obra" da Administração foram os 25 ônibus novos, que Confúcio tirou de um município da região do estanho e deu de presente para Glaucione Maria. Muitas pessoas não sabem, outras fingem não saber, mas,  antes mesmo de começarem a rodar em Cacoal, pelo menos seis daqueles ônibus novos ficaram sem as baterias. Até hoje ninguém sabe onde foram parar, mas bateria de ônibus é um pouco maior que bateria de celular e não pode sumir assim. A Câmara de Cacoal inteira foi informada sobre o sumiço das baterias, mas não tomou nenhuma medida. Alguns vereadores aproveitaram a chegada dos ônibus novos para fazer fotos e postar nas redes sociais. Parece que nossos edis sabiam que os ônibus não durariam muito tempo. Hoje são apenas latas velhas encostadas, por falta de dois ou três parafusos, ou baterias...
Os vereadores também nunca tiveram muito zelo pelo patrimônio da educação. Esse papo furado de brigar pelo uniforme das crianças em ano eleitoral, não convence nem o mais alienado membro dessas igrejas que se transformam em comitês eleitorais em período de campanha.  Logicamente que não são todas!!! Então, para citar apenas algumas provas de que a Câmara de Cacoal está defecando para a educação, até hoje a escola José de Almeida não funciona e a Câmara assiste caladinha; os vereadores também decidiram que os alunos das escolas de Cacoal não deveriam andar em ônibus novos. O que eles fizeram? Aprovaram nova lei, autorizando a prefeita a contratar ônibus velhos. Dizer agora, em período pré-eleitoral, que defende aluno é muita cara de pau!!!! Na época os vereadores falavam que a ideia de contratar ônibus velhos era para economizar. Onde está a economia?? 
Claro que os vereadores e a prefeita  não lembram mais, porém eles e elas diziam que,  com o aumento do valor da taxa de lixo, o município faria uma economia de aproximadamente um milhão de reais por ano. Por que um município que economiza um milhão de reais por ano,  aumentando a taxa de lixo, precisa mendigar empréstimos??? Por que os vereadores não brigaram,  em 2017,  para que alunos tivessem uniformes?? Onde está esse amor pelos alunos, quando eles não cuidam dos ônibus amarelos e autorizam a contratação de ônibus velhos para transportar alunos??? A resposta é simples: aluno fica bonito de uniforme em ano eleitoral!!!  Nunca vi pessoas que gostam de alunos autorizarem a contratação de ônibus velhos!!! 
Para tentar se justificar para os eleitores, alguns desses vereadores poderão dizer que eu estou contra a compra de uniformes. Logicamente que não!!! Eu sou favorável à compra de uniformes; sou favorável à abertura de processo para investigar o sumiço das baterias; sou favorável à reforma da escola José de Almeida; sou favorável à contração de ônibus novos para transportar alunos e sou favorável à instalação de aparelhos de ar - condicionado em todas as escolas. Eu tenho vergonha de ver os alunos usando uniformes novos (em ano eleitoral), mas andando em ônibus velhos; estudando em escolas alugadas e trafegando em estradas e ruas esburacadas, em uma cidade que economiza um milhão de reais por ano. É uma pena que não exista em Cacoal o Conselho Municipal de Educação, porque nas cidades onde existe a coisa é bem diferente. Todas essas mazelas da educação municipal acontecem com a omissão ou conivência das pessoas que têm a atribuição de fiscalizar. A Câmara de Cacoal e os mamulengos do Conselho Municipal de Educação estão, há mais de três anos, de olhinhos bem fechados, impedindo Glaucione Maria de transformar Cacoal na melhor cidade de Rondônia.
Agora, como as campanhas irão começar, os vereadores e outros hipócritas vão para as redes sociais jurar amor aos alunos e brigar por uniformes. E não são somente os alunos que precisam de uniformes. A prefeita precisa uniformizar aquilo que prometeu na campanha; os vereadores precisam uniformizar o amor pelos alunos; a administração precisa uniformizar a economia feita com a taxa de lixo e com a contratação de ônibus velhos, investindo os valores economizados; os vereadores que foram eleitos para defender a população, mas defendem a prefeita, precisam uniformizar seus mandatos... Quando estiverem todos uniformizados, então teremos dado o primeiro passo para que Cacoal tenha a possibilidade de ser a melhor cidade de Rondônia, ou com Glaucione Maria ou com outra administração, porque outubro vem aí... Tenho dito!!!!



Fonte: Francisco Xavier - Professor da Rede Estadual e Articulista
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de Francisco Xavier