Francisco Xavier
Francisco Xavier

Coluna

Coluna do Xavier

CACOAL: A POLÍTICA, A SAÚDE E AS MAZELAS...

CACOAL: A POLÍTICA, A SAÚDE E AS MAZELAS...
Publicado em: 19 de Julho de 2019

A população cacoalense, costuma dizer, e com toda razão, que o município apelidado carinhosamente de “Capital do Café” está entre os principais polos de desenvolvimento do estado de Rondônia. Na realidade, não há absolutamente nenhum exagero nas declarações, uma vez que a cidade, de fato, possui algumas características que efetivamente representam a solidez de Cacoal, como é o caso da boa organização dos produtores rurais do município, com relação à produção de café e outras culturas. Entretanto, nem tudo são flores brancas de café em Cacoal. No setor de saúde pública, os problemas são graves, preocupantes e exigem soluções urgentes, como, de maneira muito responsável, o juiz Mário José Milani e Silva trouxe à baila, em artigo assinado por ele, na semana passada.
As pessoas que conhecem bem de perto o sistema de saúde de Cacoal afirmam que o juiz Mário Milani está coberto de razão, quando ele cobra das autoridades as medidas cabíveis para a instalação das centrais de UTI neonatais no Hospital Regional, porque não se pode admitir que as crianças que nascem nesta importante cidade da região central do estado tenham que contar com a sorte, quando eventualmente necessitarem desse tipo de atendimento. É igualmente inadmissível que as mulheres de Cacoal e da região sejam removidas para a capital do estado, sempre que precisam de atendimento especializado. As autoridades estaduais e municipais não podem fechar os olhos para este fato; não podem deixar uma pessoa séria como o juiz Mário Milani falando sozinho. As preocupações que ele registrou em seu artigo precisam ser assumidas pelas autoridades políticas municipais e estaduais. E uma coisa precisa estar muito clara: o Dr. Milani não está defendendo o próprio umbigo, como fazem alguns políticos medíocres; ele não tem mais nenhum filho com idade para ser atendido em UTI neonatal. Está muito claro que sua cobrança é em defesa do coletivo e ele faz estas reivindicações como cidadão cacoalense; e não como autoridade do judiciário.  Não é possível que isto vá cair no esquecimento como a falta de transporte escolar para os alunos do Alfa Park, São Marcos, Paineiras...
Outro fator que preocupa, nas informações prestadas pelo juiz Mário Milani, é que não são apenas as crianças e mães cacoalenses que podem morrer por falta de uma UTI neonatal no Hospital Regional de Cacoal. Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Nova Brasilândia, São Felipe, Costa Marques, Ministro Andreazza e muitos outros municípios necessitam receber o citado atendimento em Cacoal. Certamente por este motivo é que dez equipamentos para instalação de UTI neonatal foram comprados, para tentar atender os casos de móvitos ocorridos na região.   Após ler as informações registradas pelo Dr. Mario Milani, falei por telefone com o ex-deputado Capixaba, porque ele sempre falou deste tema e buscou os recursos. Na conversa, ele confirmou que todos os equipamentos foram comprados e estão guardados em um depósito em Cacoal. Sinceramente não dá para aceitar que as autoridades estaduais façam isso com as crianças e mulheres de Cacoal.  
Em conversas que mantive com outras pessoas que conhecem o assunto em Cacoal,  recebi a informação de que realmente os equipamentos estão em Cacoal e que falta apenas serem instalados. Confesso que não consegui a confirmação, mas tais pessoas afirmam que a intenção de algumas autoridades estaduais é levar os equipamentos que foram comprados para a capital do estado e comprometer a instalação de UTI´s neonatais em Cacoal. Neste sentido, quero deixar claro que estou na luta em defesa da causa do Dr. Milani, porque é uma vergonha que nossa cidade sofra problemas como este. E vou convidar outras pessoas para lutarem conosco, entre elas os dois filósofos da honestidade, porque sei que eles também entendem como muito justas as reivindicações deste importante membro da magistratura de Rondônia, que é Mário Milani. Eu não gosto de fazer elogios públicos para autoridades, mas tenho a obrigação de fazê-lo em relação ao juiz Milani, pela nobreza da causa que ele defende e pela sensibilidade com que ele avalia a questão. Não podemos permitir que os direitos das mulheres e das crianças sejam abortados de maneira tão leviana, tirando delas o constitucional direito à vida. É preciso que lutemos, para que nossas crianças e as mulheres de nossa cidade, e estado, sejam tratadas com a dignidade que merecem. Vamos cobrar, de modo veemente, que as reivindicações do Dr. Milani se transformem em reivindicações de todos que querem uma Cacoal melhor e sejam atendidas com a maior urgência, para que nossa cidade deixe nascer o respeito pelas mulheres, pelas crianças e pela nossa história...Tenho dito!!!!



Fonte: FRANCISCO XAVIER GOMES - Professor da Rede Estadual
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de Francisco Xavier