Ossos do Ofício   ...
Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende

Coluna

Artrose - Osteoartrose - Osteoartrite

Confira os principais fatores de risco!
Publicado em: 05 de Março de 2018

   

 

   A ARTROSE, também conhecida como OSTEOARTROSE OU OSTEOARTRITE é uma doença que pode atingir qualquer articulação do corpo, sendo que mais frequentemente acomete as MÃOS, JOELHOS, QUADRIS E COLUNA (cervical,dorsal ou lombar).

 

   As articulações, que são as “juntas” ou “dobradiças” do nosso esqueleto, são estruturas fundamentais para nosso movimento e que apresentam em suas extremidades (nas pontas) uma delicada estrutura lisa e brilhante chamada de CARTILAGEM articular, que permite a articulação deslisar suavemente e absorver impacto em nossas juntas.

   

   A artrose destrói progressivamente essa cartilagem, levando lenta, mas progressivamente, à  DOR, DEFORMAÇÃO E LIMITAÇÃO DOS MOVIMENTOS NAS ARTICULAÇÕES DOENTES.

   

   Aos 50 anos, aumenta muito o número de pessoas que apresentam artrose e à partir dos 70 anos,cerca de 85% das indivíduos terão alterações radiográficas, se tornando UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS DE INCAPACIDADE FÍSICA NOS IDOSOS.

 

   

São fatores de risco:

- tendencia familiar;

- obesidade;

- tabagismo;

- deformidades do joelho (joelhos arqueados e joelhos em tesoura);

- doenças metabólicas como diabetes e hipotireoidismo;

- sequela de fraturas;

- atividades com excesso de carga nas articulações (seja no trabalho, esporte ou musculação .

   

Dicas:

   Evitar a obesidade (ou perder peso) e ter uma rotina de atividade física, sob orientação de profissional de educação física, são as principais metas que devemos almejar para evitar a artrose.

   O tabagismo também deve ser evitado. Desvios de eixo, principalmente nos joelhos devem ser corrigidos (joelhos arqueados). 

   Mas infelizmente existe a tendência familiar para a artrose, portanto a consulta com o seu Ortopedista de confiança, logo aos primeiros sinais de dores nas juntas, é fundamental para a detecção precoce e inicio de tratamento da  artrose.

 

 



Fonte: Alexandre Rezende
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais de Ossos do Ofício - Dr. Alexandre Rezende